segunda-feira, 26 de março de 2012

Itu, a cidade dos exageros

Itu é um município do estado de São Paulo, distando cerca de 100 km da capital.
Internacionalmente conhecida como a cidade dos exageros, Itu teve a fantástica capacidade de me remeter à minha feliz e ingénua infância passada no Portugal dos Pequenitos. Ora pois está claro que no Brasil a coisa tinha que ser, não só grande, como estupidamente exagerada…

Itu conquistou a fama de "Cidade dos Exageros" graças a Simplício (1916-2003), um comediante ituano, que representava um caipira do interior no programa humorístico "Praça da Alegria". Manoel de Nóbrega, apresentador do programa, costumava pedir que a esposa explicasse ao público o tamanho dos objetos que existiam na sua terra. Havia sempre um exagero. Um dia, Simplício arriscou: "Ofélia, diga o tamanho da mandioca que tem lá na nossa cidade, em Itu!” Nesse momento, Nóbrega, ao vivo, brincou com o comediante: "promovendo, hein”? Desde então Itu tornou-se a cidade onde tudo é grande. Pessoas do Brasil todo mandavam para Itu legumes fora do comum, de modo a que estes fossem divulgados na TV.

O Orelhão e o Farol (em português de Portugal, a cabine telefónica e o semáforo), são os GRANDES ícones da cidade. 

O Brasil é grande, mas Itu é maior.

P.S.- O senhor que trabalha no turismo de Itu tem 2,15 metros !



4 comentários:

  1. tão giroooo :D estou ansiosa por ir visitar essas coisas todas!!!

    ResponderEliminar
  2. então o senhor do turismo é o homem ideal para ti!!! és taaaaão ALTA! XD

    ResponderEliminar
  3. Ohh Deus não me admirava nada q o requisito necessário para trabalhar era ter mais de 2m de altura ... Coitados dos nanicos !!

    ResponderEliminar