quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O meu Não Natal

O Natal é muito mais do que as músiquinhas, os enfeites com glitter, os luzinhas pisca-pisca da árvore, a mesa recheada de doces e iguarias, os presentes e presentinhos em delicados embrulhos, ...
 
Natal é poder ter a honra de fazer a mesa mais bonita do ano com a ajuda e o bom gosto da mamã. É ter direito ao colinho da avó e o cuidado de repor o stock que amendoins e figos secos do avô. É aplaudir com emoção os novos passos de dança e falsetes do irmão mais novo. É ter o privilegio de aprender com  pai a degustar novos vinhos e castas. É chorar a rir com as histórias insólitas da tia e orgulhar-me das novidades do tio.
 
A 20 dias do Natal sou invadida por um sentimento de culpa que transborda pelos olhos em forma de lágrimas. Queria poder congelar o meu coração. Queria poder saber lidar com tamanha dor. Promessas há muitas, verdade. Mas há tantas que só me lembro de uma... A promessa mais importante da minha vida. Não sei como lidar com a pequena Francisca que com 7 anos prometeu à irmã que NUNCA passaria um Natal sem ela.
 
O avô, a avó, o irmão, os pais, os tios, os amigos, o bacalhau, o vinho, ... Todos eles são importantes, obviamente ! Mas este ano vou fazer luto.
 
Vai ser o primeiro ano em que me vou sentar sozinha no chão na hora de desembrulhar os NOSSOS presentes. Não vou ter força para bater palmas quando alguém surpreender com o presente mais original. Este vai ser o primeiro ano que não te tenho comigo na hora de desejar UM FELIZ NATAL à senhora do quiosque quando for comprar os cigarros de última hora para o pai. Ninguém vai entender o meu sorriso malvado quando escutar de boca alheia um BOM NATAL. Vai ser o primeiro ano em que vou baixar a rosto na hora em que a nossa troca de olhares nos salva do caos e me tranquiliza, afinal conheces-me melhor do que ninguém.  Vai ser o primeiro ano em que não me vou poder deitar na tua colcha pink com bolas verdes e comentar as loucuras da nossa família (como se não fossemos iguais a todos eles).
 
Por todas estas razões e por não saber lidar com a dor que carrego decidi mandar cancelar o Natal, desculpem ! E VAMOS SAMBAR QUE É CARNAVALLLLLLLLLL !

2 comentários:

  1. muito bonito.e como não esta a Carlota vamos beber uns bons tintos em homenagem ao Casal Ventura/Beja,que,estando no Oriente vai beber Tsin Tao para o Cais 22.

    ResponderEliminar
  2. Independentemente de ser Natal ou Carnaval eu quero MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO ver-TE.....
    Anda para cá !!
    Rita Félix

    ResponderEliminar