quinta-feira, 25 de abril de 2013

Um ano e meio de São Paulo

Já passou um ano e meio e as experiências acumulam-se a uma velocidade incontrolável. São Paulo é A LOUCURA em forma de cidade.

Colegas do colégio, colegas de faculdade, amigos, conhecidos, amigos de amigos, namorados de amigas, ex-namorados de amigas, ...  Inúmeras são as pessoas que me procuram para saber como corre a experiência, se gosto e recomendo. A minha resposta é, maioritariamente, um redondo e recheado SIM! Pontualmente desenvolvo um “pensa e analisa bem os prós e os contras”, direcionado a alguém com características a nível pessoal e profissional demasiado especificas.

O balanço pessoal e profissional deste ano e meio é acima de positivo. Não me arrependo em nada de ter largado tudo e de ter ambicionado mais (mas e será que alguma vez existiu algo a largar, pois só se larga algo que se tem, certo?).

Lembro-me bem dos comentários e conselhos na altura em que estava para vir. “CUIDADO! São Paulo é perigosíssimo. Tiros, armas, assaltos, poluição, insegurança. Meu Deus, a tua asma vai piorar, é só fumooooo, cuidado com as alergias. Ahhh, e a tua pele?? Vais ter pontos negros e os níveis de oleosidade vão aumentar. Dengue, dengue, dengue, ..”

A situação era de tal maneira preocupante que houve uma pessoa que quis testar em mim a vacina da Dirofilariose (vacina unicamente ministrada em animais não racionais), pois “o bichinho tem o mesmo aspecto que o mosquito da dengue... Mal não deve fazer... Pode ser que funcione... E porque não?” . Não preciso explicar porque é que não perdi muito tempo a pensar nessa sugestão.

Abrasileirei-me imensoooooo. Algo que nunca pensei ser possível, apesar de todos me dizerem ser inevitável. Esta absorção cultural foi tão forte que me começa a custar escrever de forma espontânea no Blog.

A verdade é que quando vim tudo era diferente, tudo era novidade, tudo me fascinava (fosse pela positiva ou negativa). Actualmente sinto-me tão Paulista que apresento bastante dificuldade em escrever no Blog. Para mim 80% das experiências que vou vivendo já são normais, já tenho uma rotinha e até já tenho cafés marcados no “local do costume”.

NÃO! Não me estou a desculpar.

NÃO! Não vou abandonar o blog.

Mas a perspectiva agora já não é de uma portuguesa no Brasil, mas sim de uma portuguesa que se abrasileirou em um ano e meio, upssss.


1 comentário: